Viva livre do transtorno do pânico

O transtorno do pânico é um transtorno de ansiedade caracterizado por ataques súbitos de medo intenso ou desconforto extremo que atingem seu pico em minutos e geralmente são acompanhados por sintomas físicos e/ou cognitivos.

Sintomas físicos comuns:

• Palpitações cardíacas
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Náusea
  • Sudorese
  • Tremores
  • Calafrios
  • Sensação de desmaio ou morte iminente

Sintomas cognitivos comuns:

• Sensação de irrealidade ou despersonalização
  • Medo de perder o controle
  • Medo de morrer
  • As crises de pânico podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, o que pode gerar um medo constante de ter novas crises e levar à evitação de lugares ou situações.

Felizmente, o transtorno do pânico é altamente tratável!

Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas consegue controlar as crises e viver uma vida normal.

O tratamento geralmente inclui:

Terapia: A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de terapia muito eficaz para o tratamento do transtorno do pânico. A TCC ajuda a identificar e modificar pensamentos e comportamentos que contribuem para as crises de pânico.
Medicação: Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar os sintomas das crises de pânico.

Além do tratamento profissional, você também pode fazer algumas coisas por conta própria para ajudar a controlar o transtorno do pânico:

Adotar um estilo de vida saudável: Isso inclui ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem e evitar o consumo de cafeína e álcool.
Praticar técnicas de relaxamento: Técnicas como respiração profunda, yoga e meditação podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Identificar e evitar gatilhos: Identifique as situações que desencadeiam suas crises de pânico e tente evitá-las ou aprender a lidar com elas de forma mais eficaz.
Buscar apoio social: Converse com amigos, familiares ou um grupo de apoio para pessoas com transtorno do pânico. Compartilhar suas experiências e receber apoio pode ser muito útil.